Submissão do Pecador a seu Espreitador

                                        " Se pequei, que mal te fiz a ti , ó Espreitador dos homens?"

                                                                                                                                 (Jó 7.20)

                Jó podia defender-se perante os homens, mas empregou outro tom, quando se curvou diante do senhor: ali ele clamou: "Se Pequei!?!". As minhas palavras se adaptariam a qualquer um santo aflito; pois, na verdade, foram ditas por um deles: mas também podem ser usados pelo pecador pertinente, e nesta ocasião, queremos encaminhá-las pare esse uso. 

         

                 Uma Confissão " PEQUEI"

                    Em palavras, isto não é mais do que uns hipócritas, como Judas, Saul, Balaão podiam dizer. Não é verdade que muitos que se chamam de "Miseráveis pecadores" não  passam de mesquinhos zombadores? Porém, o coração de Jó estava certo de que sua confissão seria aceita. Ela era pessoal. Pequei, por mais que os outros possam ter feito. Foi uma confissão para o Senhor. Ele dirige a confissão, não para seus companheiros, mas para o Espreitador dos homens. Foi uma confissão operada pelo Espírito, "para que o examines a cada manhã e o proves a cada instante?"Jó 7.18, onde ele atribui seu pensar à visitação de Deus. Foi um sentimento. Ele foi profundamente atingindo pela confissão. esse único fato "PEQUEI", é suficiente para caracterizar a alma com a marca de Caim, e queimá-la com as chamas do inferno. Foi uma confissão conflitante. Mesclada com muita descrença, Jó ainda tinha fé no poder de Deus para perdoar. uma confissão descrente pode aumentar o pecado.


                     Uma Indagação. "QUE MAL TE FIZ A TI!?!"

                Nesta pergunta vemos: sua disposição para fazer qualquer coisa, por mais que o Senhor pudesse exigir, provando assim sua seriedade de propósitos. Sua confusão; ele não era capaz de dizer o que ofereceria, ou para onde se voltaria; mas alguma coisa precisava ser feita. Sua submissão sem restrições, não impôs condições; pediu apenas para conhecer do Senhor.

                     Um Titulo. "Ó ESPREITADOR DOS HOMENS!?!"


                             Observador dos homens, portanto conhecedor do meu caso, de minha miséria, de minha confissão, de meu desejo de perdão minha total inutilidade. ESPREITADOR dos homens. por sua infinita longanimidade, que se referia de castigar. por sua liberalidade diárias de suprimento, mantendo vivo ao ingrato. pelo plano de salvação livrando os homens de caírem no poço do abismo, tirando o tição do fogo. Assim que Jó confessou seu pecado, desejou conhecer um remédio. Os perverso podem chamar "PECAVI" , Pequei; mas depois não passam a dizer, como aqui: "QUE MAL TE FIZ?" Abrem sua ferida, mas não põem nela pomada e assim, as feridas feitas pelo pecado são mais pútridas, e  se tornam mais perigosas, Jó seria orientado sobre o que fazer para obter remédio; ele aceitaria a graça perdedora e a graça prevalente em quaisquer condições. Jó era um daqueles que as Escrituras descrevem como "Perfeitos", mas clamou "PEQUEI". Noé era perfeito em sua geração, mas nenhum érbrio nos permitira esquecer que ele teve suas falhas, Abraão recebeu a ordem." Anda   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIA 05 - Enxergando a vida do ponto de vista de Deus