A CORRIDA PARA O ALVO!!! QUAL E O SEU??



Texto: 1Co 9:24-27, Vers. chave: 24
Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade correm, mas um só leva o prêmio?
Correi de tal maneira que o alcanceis.

Objetivo: 
O Senhor revelou que fossem dadas 4 mensagens de ânimo com o objetivo de despertar as servas a buscarem um renovo, pois mostrou algumas servas desanimadas.

Introdução: 
Sabemos que o atleta no mundo corre por um prêmio corruptível, também sabemos que nós, os servos do Senhor, corremos igualmente por uma recompensa não corruptível que é a vida eterna, por uma coroa, a coroa da vida.
O Senhor deseja nos falar sobre a nossa corrida rumo à eternidade.

Preparo do atleta no mundo: 
Também o atleta que não é servo se abstém de muitas coisas ou renuncia a muitas coisas. 
Renuncia à vida social, alimentação, vestimentas, família, lazer, vício, etc. 
A saber, ele tem que estar totalmente concentrado no seu objetivo, que é receber o prêmio. 
A alimentação não é a que ele gosta, mas a que ele necessita. 
A família fica em segundo plano, porque ele passa horas treinando, concentrado, etc. 
A vestimenta tem que ser apropriada para não causar dificuldade na corrida. 
Eles fazem todo esse esforço sem ter certeza de que vão alcançar o prêmio, pois podem aparecer obstáculos que os impeçam, exemplo: pode surgir um melhor do que ele, pode acontecer um problema físico, etc. 

Preparo dos servos
Os servos também se abstém das mesmas coisas que o atleta. 
Porque renunciamos à sociedade corrompida? 
Porque para corrermos bem, como disse o apóstolo Paulo, a carreira que nos está proposta, precisamos andar ou viver na orientação do Espírito Santo. 
“ Tome a cada dia a sua cruz, e siga-me ”, tomar a cruz significa renúncia ao nosso próprio eu ( o viver segundo a carne ). 
Renunciamos à alimentação que o mundo oferece como Daniel, que se absteve dos manjares do rei.. 
A vestimenta do “ atleta ”( das servas ), deve ser purificada no sangue de Jesus, isto é, vestes santas. 
Revestir-nos dos frutos do Espírito Santo, exemplo: domínio próprio, paciência, etc. 
Família – aquele que não deixar pai e mãe por amor de mim, não é digno de mim. 
Em que sentido? No sentido de colocarmos o Senhor em primeiro lugar. 
Lazer – nós nos abstemos do lazer que o mundo nos oferece para nos alegrarmos na orientação do Espírito Santo, na verdade nos abstemos somente daquilo em que o pecado está envolvido. 
Vício – o Senhor retira de nós aquilo que nos faz mal, exemplo: o alcoólatra prejudica a sua saúde, a sua família, e principalmente a sua vida espiritual.

Conclusão
O atleta perde para ganhar, Paulo escreveu aos Filipenses: “ mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo”. 
Assim como o atleta obedece ao seu instrutor para conseguir o almejado prêmio, sem ter certeza de que conseguirá, o servo do Senhor é obediente às orientações do seu conselheiro, o Espírito Santo, e luta com a certeza de que se andar nesta direção, na revelação, conseguirá alcançar o projeto de Deus para sua vida. 
Para Deus não há melhor nem pior, maior nem menor, é só corrermos, não olhando para trás, não nos embaraçando com as coisas dessa vida, não desistindo de perseguirmos o alvo. 
Assim como Deus deu a ordem para Israel comer o cordeiro apressadamente, antes de sair do Egito, porque Faraó estava no seu encalço, devemos obedecer ao nosso guia, porque a volta de Jesus está muito próxima e não podemos correr o risco de ser surpreendidos pelo adversário e desanimados perdermos o nosso prêmio.

Eli – corria bem até que perdeu o ânimo de lutar.

Saul – também acomodou-se, mas recebeu o renovo do Senhor e pode caminhar até o dia do seu arrebatamento.

Vamos buscar o renovo, para continuarmos a nossa caminhada e alcançarmos o prêmio que é a vida eterna.
A renúncia para seguir a Cristo é passo importante nesta carreira para a eternidade. 
Para sermos atletas conscientes, temos que reconhecer que precisamos renunciar ao mundo com seus prazeres, a opinião dos amigos, abrir mão da nossa razão dando a direção da nossa vida ao Espírito Santo. 
“buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça e as outras coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6:36).

fonte: Pregai

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmo 23

História do Dia Internacional da Mulher