Sai da caverna: ninguém é insubstituível

  

  Abalado psicologicamente pela mortal ameaça de Jezabel (1 Rs 19.1-4), o profeta Elias, que demonstrou grande confiança em Deus e autoridade espiritual diante do povo de Israel no monte Carmelo (1 Rs 18.20-46), entrou numa caverna e pensou que apenas ele havia sido fiel à Javé em meio à apostasia que assolava o Reino do NorteAo que da parte do Senhor ouviu: "Também eu fiz ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que não o beijou" (1 Rs 19.18).

Buscando compreender o sentido da resposta divina a Elias, podemos entender de que não somos insubstituíveis na obra do Senhor. Deus sempre conta com o remanescente fiel. Na Casa do Oleiro, constantemente haverá crentes que pleitearão pela causa do Mestre, servos abnegados que militam voluntariamente, "a fim de agradarem àquele [o Senhor] que os alistou para a guerra" (2 Tm 2.4, grifo meu).

Não sejamos altivos, a ponto de pensarmos que somos capazes de realizar alguma coisa mediante nossas próprias virtudes (1 Co 15.10). Tudo quanto já executamos, fazemos e, conforme a permissão de Deus, ainda vamos proceder é obra da inefável misericórdia de Deus (Lm 3.22; Gn 2.7; Sl 139). Conforme Filipenses 2.13, "Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua vontade".

Elias, numa das cavernas do monte Horebe,  pôde compreender melhor essas verdades espirituais e continuar seu profícuo ministério, entendendo de que era mais um entre tantos homens e mulheres de Deus que este podia usar para a realização de Sua obra. Esse profeta não era "o" servo, mas "um" servo à disposição de Javé. Na obra do Senhor, todos são importantes, mas ninguém insubstituível.

No Senhor,

João Paulo M. de Souza

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmo 23

História do Dia Internacional da Mulher